terça-feira, 9 de setembro de 2014

Educação, Atenção, Esclarecimento... Zera Bullying ! A minha experiência pessoal... Dos 2 lados!

Quando eu tinha uns 12 anos, entrou na minha escola, uma menina que só hoje eu sei que era Autista... Carol, era uma garota que falava muito pouco, emitia uns barulhos, mexia intermitentemente as mãos juntando uma na outra e apertando... Carol era uma aluna fraca, não acompanhava a turma... Tinha crises nervosas de tempos em tempos, e os colegas "riam" dela! Mas, riam muuuuito... EU ria dela... Carol era diferente, e ninguém me contou...
Quando uma criança é diferente, não quer dizer que ela seja estranha... Quer dizer que ela é diferente... Quer dizer que numa sociedade inclusiva, avançada, os coleguinhas precisam ser orientados, daí a fundamental importância do papel do educador na construção desse "novo conceito de vida" ,  onde todos podem ser bons de várias formas, com várias opções possíveis... Se instruam... E não julguem... E, não façam o papel das crianças que não possuem o entendimento da causa... Como aconteceu comigo e Carol... Naquela época pouco se falava em Autismo ou de qualquer coisa do gênero...
Hoje, o papel de ensinar, deve ser executado pelos envolvidos com pessoas dentro do espectro. Não há espaço para se guardar informações esclarecedoras do assunto... Não há o que se esconder, há muito o que se debater...
Do outro lado da história, tenho em Nina e no seu desenvolvimento dentro da escola, principalmente no campo social um projeto de inclusão que funciona. Colegas que entendem as diferenças de uma forma tão tranquila e acolhedora, que muitas vezes são eles que nos ensinam o que fazer...  porque conversamos sobre o assunto, nos reunimos, damos várias opiniões até chegarmos às conclusões do que deve ser feito... Dá trabalho? Dá pô! Dá um montão! Mas, vale! Tá valendo!
Abrindo a causa vamos conquistando professores, assistentes, terapeutas, coleguinhas, amigos, vizinhos, familiares ... E quem mais quiser ser feliz com a gente... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário