Um dos maiores problemas de uma criança autista é o transtorno da fala... Problema porque a partir de uma certa idade, será isso que basicamente a distanciará do mundo. E a questão não é que não saibam falar, mas que acreditam que "não precisam" ... O contexto do entendimento autístico é sempre mais visual, do que oral ou perceptivo. Não me pergunte o porquê , porque eu não sei, o que eu sei é que um autista não estimulado vai pegar na nossa mão e fazermos fazer algo por ele, ao invés de pedir... Quando criança pequena, entre 1 ano e 3, naquela fase em que a fala aparece, a Nina apresentava uma série de palavras sem sentido, parecia que falava outro idioma... De repente, com a indução de vocabulário, ela apareceu com uma única palavra, que repetia pra tudo... E não é que ela estava exatamente pedindo aquilo, mas que seu cérebro sempre voltava para algo que de repente a "linkava" com o mundo externo.
Ontem li uma discussão a respeito do desenho Peppa Pig, sobre um personagem, o George que possui 2 anos e passa o desenho inteiro repetindo "dinossauro" ... As mães se questionavam o porquê de uma criança de 2 anos num desenho ser incapaz de formar frases, contar histórias... Fui pesquisar... E o que eu "achava" é plenamente discutido nos blogs gringos... George possivelmente é autista... É um personagem "incluído" ! Clap! Clap!Clap! Que maravilha!!
Na rotina com a Nina, temos algumas técnicas e macetes que têm nos ajudado, e MUITO em fazê-la desenrolar a língua! Lá vai:
1- Falar com clareza, sem firulas e tentar manualmente fazer o olhar dela encontrar o meu!
2- Fazer a criança DIZER o que ela quer... No início, começará com uma palavra, depois agregamos componentes como cores, quantidades... Até ela conseguir fazer a frase toda! Estamos na fase de agregar o "por favor"!
Faz assim ó:
-o que vc quer?
-bola
Depois exija:
-bola azul
Depois,
-1 bola azul
Finalmente,
Eu-quero-1-bola-azul-por favor!!!
3-Social History é um método que consiste em mostrarmos pra Nina fotos diversas sobre o passado, ex., o fim de semana, ou o futuro, ex., a apresentação de ballet, no intuíto de fazê-la descrever o passado ou o futuro... O que na mente de uma criança autista é hard!
Enfim, muita persistência para tirá-la da gaiola do silêncio e trazê-la para o mundo exterior através da comunicação. Alguns autista, definitivamente não conseguem quebrar essa barreira pela fala, mas desenvolvem outros meios. Foi o caso de Carly, que não fala uma palavra, e que de repente surpreendeu o mundo com seu blog!
+ 1 vez, eles provando que no final, tudo se ajeita, de um jeito assim... Diferente!
Exemplo do Social History da Nina onde tiramos fotos do fim de semana, e ela descreve na roda de contos da escola! Conseguimos assim, incluí-la!